Postagem em destaque

Mapa do Blog

20 de janeiro de 2014

Deixe que o instinto mais puro te mostre o caminho


Sabe o que é interessante? É que o tempo todo temos que alimentar um lado nosso: o lado adulto, o lado rebelde, o lado infantil, o lado meigo, desligado, ligado, preocupado, despreocupado. 
Falam tanto de personalidade, mas temos várias delas. Por isso às vezes entramos em confronto com nós mesmos. Nós quem? Minhas várias personalidades. Não sou só eu, não estou falando do mundo, porque não conheço todo o mundo, estou falando do que todas as minhas formas de ser têm em comum. 
Quando as personalidades entram em conflito, parece que o lado criança começa a despontar, e dá vontade de assistir filmes que têm uma mensagem subliminar, que não é válida só para as crianças, e geralmente eles são classificados como infantis.
No fundo, todos somos crianças ainda. A vida passa muito rápido, e cada vez surgem coisas cada vez mais interessantes, a ponto de querermos buscar aquela criança dentro de nós.
A série de livros  "O Guia dos Mochileiros das Galáxias", de Douglas Adams, é o melhor exemplo da ficção, para mostrar isso. Tem um linguajar infanto-juvenil, com significados que as crianças às vezes deixam passar batido, e só percebem depois de uma certa idade.
Outro exemplo é a série "A Família Dinossauro", com mensagens realmente fortes para quem consegue captá-las. 
Às vezes eu acho que a gente cresce e ignora essas mensagens, para ligar a personalidade despreocupada, porque se nos preocuparmos com tudo, todas essas personalidades que falei, entrarão em conflito e começará a temida crise existencial.

"É possível, contudo, sentir-se bastante confortável com ilusões de ótica quando isso é tudo que se tem" [A Vida, O Universo e Tudo o Mais - Douglas Adams]

Dessa frase eu tirei essa ideia: 
Quando algo marca sua vida, independente de como seja classificado, tem que ser lembrado. De repente isso é tudo o que você tem para que consiga se organizar por dentro, e evitar os conflitos interiores. 
Não precisa ter medo de acontecer uma crise existencial. Sempre estamos em conflito com alguém,porque também entramos em conflito com nós mesmos. Isso tudo precisa de tempo e conhecimento [literário], para passar. 
Não adianta pedir dicas para as pessoas, ninguém vai saber resolver seus problemas. Só você. Os outros só vão acompanhá-lo e mostrar que você não está sozinho.

Para encerrar este post, vou deixar a música "Só pra vadiar", do Charlie Brown Jr. Nada como as simples e boas palavras do Chorão para mostrar que não é preciso muito para conseguir se encontrar.




E deixo aqui as questões: Quantas personalidades você alimentou hoje? E quantas personalidades existem na música da sua vida?




Nenhum comentário:

Postar um comentário