O livro "Lolita" de Vladimir Nabokov, é um clássico da literatura internacional, e é polêmico por tratar de uma história de amor entre Lolita - uma garotinha de 12 anos - e Humbert Humbert - um homem feito de 25 anos - levantando temas polêmicos como a pedofilia.
O eu-lírico (Humbert Humbert ou H.H.) narra sua paixão pela menina Lolita - sua enteada - e o ódio do mundo por não permitir que os dois pudessem viver como um casal "normal", lamentando ter de se esconder atrás do relacionamento com a Sra. Haze para poder viver assim com a sua filha Lolita.
Dada a polêmica imaginei que seria um livro de cunho "afrodisíaco" (como é referido pelas notas iniciais), não exatamente uma história de amor. Imaginei que a menina Lolita passaria por momentos de pânico e terror, por ter aquele homem mais velho forçando-a a fazer coisas que vão além do que a sua meninice permite; a surpresa é que ela em algum momento também se apaixona por H.H. ou é essa a impressão que fica - não dá para afirmar se Lolita realmente o corresponde ou se isso é o imaginário do eu-lírico, com seu julgamento pessoal, tentando se defender da acusação de ser um pedófilo, pois o livro é escrito em primeira pessoa, ou seja, sob um único ponto de vista que é o do eu-lírico. Sendo assim, ele pode ter inventado calúnias de Lolita, para dizer que ela não era tão inocente assim quando os dois se envolveram de forma romântica.
O linguajar do livro não é vulgar: apresenta romantismo e uma delicadeza ao descrever algumas cenas mais "afrodisíacas", as quais não acontecem o momento todo na trama. O que mais acontece é um homem martirizado, que deseja viver um romance com sua amada, mas não o consegue, devido às normas sociais. E porque pedofilia é crime.
É tão delicado que H.H. exigiu que seu manuscrito fosse publicado após a morte da sua amada, mostrando assim que não houve má intenção dele para com ela.
E, sim , ele foi preso por pedofilia e apodreceu na cadeia.
Caso queira adquirir o livro e obter mais informações, acesse o link abaixo!
Para quem não sabe sou associada da Amazon, então se você adquirir o livro pelo link abaixo, eu ganho uma pequena porcentagem na venda. Um dinheirinho sempre é bom, né? E permite que eu compre mais livros, faça mais resenhas e traga mais conteúdo para o blog.
Nenhum comentário:
Postar um comentário