Postagem em destaque

Mapa do Blog

25 de novembro de 2018

Quem são os amigos de Alasca? : uma resenha sobre o livro Quem é você, Alasca? de John Green

 Um livro infanto-juvenil que li em 2 dias, “Quem é você, Alasca?” do John Green, conta a história de um garoto tímido que não consegue fazer amigos na escola, até que os pais resolvem colocá-lo em um colégio interno, onde ele teria uma formação acadêmica melhor, e lá ele conhece pessoas que o fazem mudar e deixar a timidez um pouco de lado.
download (3)
Capa do livro Quem é você, Alasca, de John Green
S_623245-MLB27019436200_032018-O
Capa do e-book Quem é você, Alasca?, de John Green
Ele passa a viver a vida de forma mais intensa do que inicialmente, com uma rotina imprevisível, e passa, além de sair mais com os amigos que faz na escola, a namorar uma garota, melhor amiga de Alasca, vivendo assim as experiências de primeiro beijo, andar de mãos dadas e até da primeira vez.
E outras experiências junto a seus amigos: cigarro, bebidas, maconha, direção, como cabular as aulas mais chatas, como pegar trabalhos já feitos e utilizá-los sem ser pego, como andar durante à noite e ir até o dormitório das garotas sem ser pego, várias noites de bebedeira no pátio da escola, etc.
Embora tenha namorada, o primeiro amor do garoto é Alasca, a garota legal que o recebe bem desde o primeiro dia no colégio interno, e o trata muito bem ao longo da trama. Ela é conhecidamente livre, inclusive escolheu o próprio nome aos sete anos de idade, quando seus pais foram registrá-la. E, como na ocasião ela amava o globo terrestre que tinha em casa, escolheu chamar-se Alasca.
Porém, ela tem um namorado fora do colégio, e, portanto, não pode correspondê-lo. Em um dos dias de bebedeira, quando estão apenas os dois, eles acabam se beijando e se questionando se, em seu subconsciente, na verdade eles se gostam e o consciente não admite por comodismo. Porém Alasca não parece nem um pouco interessada nele. Ela parece mais preocupada com o que o namorado vai pensar se souber disso – provavelmente ela contaria por não gostar de esconder nada dele – do que com os sentimentos do amigo.
Como o livro mostra a visão do amigo dela e não a dela, fica difícil saber se ela ficou balançada com o beijo ou se ficou arrependida.
A forma como o personagem vai crescendo ao longo da história é interessante, pois ele vai quebrando a visão pronta que ele tinha sobre a vida, amizade, amor e escola.
Após o beijo, Alasca corre misteriosamente até um carro e acaba sofrendo um acidente. A partir desse ponto o livro toma outro caminho – afinal, o garoto terá de aprender a lidar com perdas e luto – várias reviravoltas e a dúvida se ela se matou ou se foi um acidente, afinal, ela estava muito bêbada para dirigir. E justamente por estar bêbada, teoricamente, ela sabia que poderia se acidentar, por isso a dúvida sobre ela ter feito propositalmente ou não. Além de que ela passou reto por um bloqueio policial, então ela também sabia do risco de bater na viatura e até de cair em algum buraco ou desmembramento de alguma ponte.
Enfim, o livro não possui restrições de idade, tem muitas lições para qualquer público que goste de consumir uma literatura voltada ao público jovem, com uma mistura de suspense, mistério, aventura e drama.
Caso queira adquirir o livro, adquira pelo link abaixo, pois assim você permite que eu ganhe uma porcentagem da venda e assim posso enriquecer o conteúdo do blog:

Nenhum comentário:

Postar um comentário