Muita gente tem medo de ir à psicóloga e acha que só em caso extremo, urgente - eu também pensava assim, com o adendo de que achava que tinha gente que precisava mais do que eu - mas a questão é que na vida de cada indivíduo, o que tem de mais importante é si mesmo!
Então se você sente que não está bem, que não vai dar conta das atividades que faz - seja faculdade, trabalho, etc - procure uma psicóloga e coloque tudo para fora. De preferência, procure fazer consulta pessoalmente, sei que a internet tem muitas opções, mas pessoalmente é muito melhor.
Não espere a saúde mental se agravar para procurar atendimento.
2. Ninguém vale a sua saúde mental
Se o gatilho mental vier de qualquer pessoa, é muito mais simples: é só se afastar! Não importa quem a pessoa seja, algumas vezes pode ter até algum grau de amizade, quando ela começa a atrapalhar a saúde mental, é o momento de se afastar. Principalmente se for amizade. E melhor ainda se não for, porque fica mais fácil ainda manter distância.
3. Relaxar o cérebro e esquecer os problemas é tão importante quanto a saúde mental
Um dos gatilhos para qualquer problema de saúde mental é o estresse. Relaxar o cérebro é importante! É preciso sair da rotina e fazer alguma atividade física ou alguma atividade como teatro, música, dança, enfim, o que estiver a seu alcance e o que tiver vontade de fazer. Meditação é uma ótima atividade para relaxar, não exige tanto tempo e nem precisa ter instrução para isso, pode ser encontrado material no Youtube.
4. Não se preocupe demais com as pessoas
É importante lembrar que há profissionais da saúde especializados na saúde mental e que não dará para salvar pessoas, se você não tiver uma formação adequada para isso, é como fazer cirurgia sem fazer ideia do que está fazendo! Algumas vezes, você tem que evitar se preocupar demais com as pessoas e passar a indicar que elas procurem ajuda de psicólogos, psiquiatras e neurologistas, porque são mais adequados do que procurar uma pessoa comum. Não tenha a síndrome de super herói, não é romântico, não é bonito! Você é de carne e osso e pode adoecer junto com a pessoa. Preserve-se.
5. Não se ocupe com atividades demais - uma coisa de cada vez
Fazer atividades é importante para ocupar a mente e não deixá-la ser consumida pela depressão e outros transtornos, afinal, "cabeça vazia, oficina do Diabo". Mas não se ocupe demais, o tempo de ócio também é importante para descansar sua mente.
6. Não se vitimize
Admita seus erros e jamais se vitimize diante das situações. Não existe vítima da sociedade, existe pessoas errantes e suas atitudes ruins. Também existe o auto-perdão - você se perdoar pelo que fez - e o velho ditado "vida que segue", que é você seguir em frente diante do que aconteceu e fazer o melhor que pode para não cometer os mesmos erros. Não importa o que tenha feito, alguém em algum momento da vida, fez o mesmo ou até pior. Então saiba se perdoar, seguir em frente e não se prender aos erros cometidos.
7. Se teve um conflito, não procure a pessoa nas redes sociais
Se tiver um conflito, jamais procure a pessoa nas redes sociais na tentativa de desfazê-lo. As coisas podem virar uma bola de neve e ficar piores do que já estavam. Não leve conflito para casa. Use redes sociais para relaxar, não para aumentar seu nível de estresse. As duas partes vão querer ter razão, e no final, o simples fato de ter ocorrido um conflito mostra que nenhuma das duas está certa. Isso mesmo: NENHUMA.
8. Cuide de si mesmo
Junte tudo o que incomoda em si e vá cuidar de si mesmo. Mude o que quiser mudar na aparência, use o que quiser usar, não tenha medo de ser feliz. Só quem conhece seus gostos é você. E, se errar na medida, você aprende o que não funciona e evita. Faça uma revolução física, mental e espiritual em si! Não espere se apaixonar por alguém para tentar impressionar a pessoa. Impressione a pessoa que sempre está com você: você mesmo. Essa é a pessoa mais importante na sua vida.
9. Mude sua playlist
Não fique preso às mesmas músicas de sempre, por mais que goste e que signifiquem algo. Sempre mude, renove e ouça todo tipo de música. Comece pelos gêneros que não gosta e surpreenda-se ao descobrir músicas novas que te agradam. Além de sair de lições que você já aprendeu e de histórias que já sabe o final.
10. Tenha uma crença
Não importa qual seja a sua crença, apenas acredite em algo, de preferência em si mesmo. Essa é a maneira de fugir de pensamentos negativos, conhecer pessoas novas e ter assuntos variados, que te fazem esquecer os problemas. Dê preferência às crenças em que você saia de casa para exercê-las, afinal, exercer sozinho, em casa, além de não ajudar muito no propósito de ter uma crença, pode fazer uma pessoa perder a cabeça com tanto conceito, tanto conhecimento, que não é compartilhado e colocado para fora, como deveria ser.
11. Não dê importância ao que os outros pensam de você
Além de passar a vida pisando em ovos, com medo do que as pessoas vão pensar ou dizer, você se limita e as pessoas não vão parar de dizer coisas ruins sobre você. Então liberte-se e faça o que tem vontade de fazer, sem medo do que vão pensar ou dizer. A vida é sua.
12. Expresse-se
Encontre um meio de expressar suas emoções sem descontar nas outras pessoas. Escreva em um diário, blog, em uma folha sulfite, grave um áudio ou vídeo, escreva uma música, cante, dance, deixe toda e qualquer emoção sair - procure um lugar apropriado para isso. De preferência, faça isso sóbrio, pois bebida, cigarro e drogas apenas permitem um alívio temporário, já a expressão de emoções permite um alívio mais duradouro.
Enfim, acredito que tenham sido essas as lições desse ano! Espero ter ajudado alguém ou, mais importante, ME ajudado a passar por algumas provações da vida e que 2019 seja um ano repleto de sabedoria e milhares de outras lições.
Nenhum comentário:
Postar um comentário