Postagem em destaque

Mapa do Blog

7 de abril de 2022

RESENHA - Mais do que amando, uma resenha do livro Vivendo, Amando e Aprendendo do Leo Buscaglia

O livro Vivendo, Amando e Aprendendo é um livro que fala sobre a vida, conforme era o sonho do Leo Buscaglia, autor do livro, que disse que em toda a sua vida acadêmica, nunca teve uma matéria que ensinava sobre a vida, sobretudo sobre o amor. Era somente ensino de coisas externas como matemática, filosofia e passavam-se anos o ensino era sempre o mesmo, as dificuldades também. E os alunos e alunas ficavam cada vez mais doentes por não conseguir cumprir as metas de aprendizagem de sua área, mas o sistema sempre seguiu sendo o mesmo, independente de índices de suicídio entre jovens, por exemplo, ou do crescimento da taxa de depressão entre universitários e universitárias.
É um livro fácil de ler que eu, por um acaso, achei no Interlar por apenas 5 reais e que tem um valor SUPERIOR ao que eu paguei porque ele tem VALOR e não preço. Faço questão de reler e trazer mais de seu conteúdo ao longo do blog porque valeu muito a pena ter comprado esse livro.
Além dele fazer críticas veladas ao ensino nas universidades, ele ensina a apreciar a beleza da vida e da natureza. Por exemplo tem a questão da árvore, que ele disse que as crianças aprendem a desenhar a árvore como se fosse um pirulito, sendo que quando a criança tem contato com uma árvore, ela sabe que a árvore não tem aquele formato de pirulito que aprendeu na escola, e,logo, por desenhar diferente a criança é mandada para o ensino especial porque é considerada retardada por não ver da mesma forma que a professora ensinou e o erro está na forma como é ensinado na escola, aquela forma PADRONIZADA que não considera a CRIATIVIDADE de cada estudante e isso se estende até a universidade e até a pós graduação, onde a individualidade é considerada DOENÇA.
Seria lindo se essas e outras lições de Leo Buscaglia fossem aplicadas à nossa realidade, mas acredito que continuaremos "engessando" o ensino e todas as particularidades humanas por um longo período ainda. 
Eu, mesmo me esforçando para expressar minhas individualidades, ainda sigo a boiada... espero que um dia a vida seja mais Leo Buscaglia e menos Zeno.

Até o próximo post 💝

Nenhum comentário:

Postar um comentário