Esse é um post de despedida da faculdade. Passei 8 anos em um lugar que desde o início todo mundo que me conhecia via que não era para mim, mas quis insistir porque achava que eu só precisava me esforçar mais.
Uma vez aprendi sobre o PH$, uma sigla que representa uma "receita" para se encontrar sucesso profissional e pessoal também, pois os dois estão interligados. P de paixão, H de habilidade e $ de renda.
Como eu disse no post Muitas dúvidas e poucas certezas, nesse curso que eu fazia - Ciências Ambientais - eu encontrei o P do PH$, que é a paixão. Porém não encontrei nem H nem $, ou seja, não tenho habilidade e não é tão rentável assim como seria uma Medicina ou Engenharia. É um curso muito novo ainda com baixa no mercado de vagas. Então, mesmo que eu tivesse encontrado ali o meu PH$, as chances de ficar desempregada depois de finalizar a faculdade, seriam muito altas! Não desmerecendo o curso que me ensinou muitas coisas e sem o qual eu dificilmente estaria aqui neste blog hoje dizendo todas as coisas que eu acredito ter de dizer. Se me tornei escritora, tive a influência do curso, mesmo não sendo um curso sobre escrita ou se fosse "Letras".
O meio ambiente é inspirador e há poucos profissionais atuando nessa área "porque não dá dinheiro" (até porque quem dá dinheiro é pai e mãe, o resto tem que trabalhar mesmo para ter, como disse uma moça no twitter).
Eu espero que meus colegas de curso encontrem um bom emprego que valorize suas habilidades e que seja apaixonante e que não topem com pessoas extremamente negativas que vivem de colocar as pessoas para baixo e falar mal umas das outras ao invés de conversar sobre milhares de assuntos muito mais interessantes que a vida alheia. Porque, mesmo no estágio, encontrei de tudo! Inclusive gente dizendo que ansiedade e depressão são desculpas de quem não estuda direito, se estudasse nada disso apareceria. Pois é, veja só até onde foi o fundo do fundo do poço, porque só o fundo do poço é pouco.
Não consegui terminar o curso, mas levo muitas lições de lá. Desde todas as viagens que fiz: por exemplo, se eu viajasse apenas com a família, não teria conhecido a Unicamp, aldeia indígena, quilombo, cavernas, muriquis (eu nem ia saber o que é isso, ia chamar apenas de macacos) e não teria convivido com gente diferente das que estou acostumada. Toda a carga de experiência que tive com esse curso tem um valor inestimável! Eu nem saberia a diferença de preço e valor se não tivesse passado por esse curso.
E esse blog teria morrido na praia por não ser rentável! Tudo o que faço aqui é por paixão, independente da audiência, já que não consegui aliar a renda à paixão e à habilidade. Renda é importante, pois como vi na Maratona da Autoestima, do canal Luz da Serra, onde foi dito que vivemos em um mundo capitalista onde dinheiro é importante, sem dinheiro não se faz nada. Inclusive para manter esse blog, tenho meus gastos pessoais, incluindo internet, sem a qual esse blog não existiria. Então não vou mentir: eu ainda busco renda com esse blog, mas não vou abandonar só porque não consegui fazer dinheiro com o blog. Só se eu ficar sem internet, ai eu vou ter que parar, mas acredito que darei um jeito de contornar a situação usando o computador da biblioteca, por exemplo.
Todo o tempo que eu estive na faculdade não foi em vão! Aprendi MUITO! E sou grata a tudo e a todas as pessoas que passaram pela minha vida e me ensinaram lições valiosas - especialmente as de convivência. E espero, de agora em diante, colocar em prática tudo o que aprendi, mesmo que não seja de um jeito formal, como seria se eu trabalhasse na área.
Trarei a coluna Princesa do Mato com os temas da área ambiental, sem ser formal demais como seria em um relatório, trarei em uma linguagem menos técnica e mais acessível. Só preciso de tempo para estudar e resumir aqui tudo o que eu aprender nas leituras. Então, não garanto que sairá tão cedo...
Enfim, como todo post da coluna Idiota Melodramática, este também será finalizado com uma música, no caso Duas Lágrimas da banda Fresno, porque esse verso "E você sabe que eu já sofri demais aqui" me lembra a faculdade, quando decidi que era hora de parar. E também pelos motivos do texto "Lá vem vocês III". E é de longe a minha música favorita até o momento da escrita desse post.
Nenhum comentário:
Postar um comentário