Postagem em destaque

Mapa do Blog

15 de novembro de 2017

Dá para viver de escrita?

Escrita nada mais é do que um hobby, algo que se faz para o universo, pessoas e qualquer crença que você tiver, qualquer entidade religiosa ou não.

Não é um sucesso do capitalismo, acredite!

Inclusive, considero um vício, pois como um vício precisa ser sustentada de alguma forma. Então, quanto maior você pretende ser, mais dinheiro e tempo você vai precisar investir.

Um exemplo, que aprendi com meu primeiro livro: custos de revisão e a cota de livros custam caro, não dá para contar com o patrocínio, pois pode não vir e há sempre um motivo para você não conseguir. Quando é um grupo, que faz algo em troca pela sociedade, é mais fácil conseguir, mas quando se é apenas mais uma pessoa que escreve, é um pouco mais complicado, pois é um trabalho seu, individual, e há milhares de pessoas que tem o mesmo sonho, muitas delas com uma escrita melhor, mais fluída e que transformam seus escritos em ganhos sociais, algo que poderá mudar a sociedade ou a vida de vários grupos com algum tipo de carência.

Caso não possa investir, não vou dizer para não publicar, mas esteja ciente de que há custos, sem nenhum retorno financeiro.

A experiência de publicar é maravilhosa, mas torna-se um status, e status não põe mesa.

Não digo isso porque sou "escritora fracassada e desacreditada" como você deve pensar no momento dessa publicação. Só digo que é algo que você faz porque ama, não porque espera poder viver disso.

Então, ao escrever, não espere nada em troca. Nem reconhecimento, nem dinheiro, sucesso, fama, admiradores. Nada mesmo.

E, por falar em admiradores, ao se expor através da escrita, algumas pessoas próximas que pareciam se importar com você, vão se revelar, e ser piores do que um daqueles haters, aquelas pessoas que adoram fazer comentários negativos sobre tudo, que querem colocar todo mundo para baixo e não querem ver ninguém progredir na vida.

Só espere se sentir mais leve ao conseguir transcrever em palavras seus sentimentos e pensamentos, que podem ou não mudar a vida de alguém que os lê.

Se não mudar a vida de alguém do lado de fora, pode mudar a sua vida, o seu interior, e muitas vezes é para isso que escrevemos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário