Se me perguntarem como não ser correspondida por alguém, eu sei muito bem a resposta, dados os anos de experiência em não ser correspondida. Então, vamos lá:
1. Insistir em quem não tem interesse:
É muito fácil saber quando a pessoa não tem interesse. A pessoa não faz questão nenhuma de manter contato ou de conversar de verdade, sobre a vida, sobre relacionamentos, etc. Não é difícil saber a diferença entre timidez e falta de interesse.
Uma pessoa tímida tem dificuldades em demonstrar interesse, mas vai achar um jeito. Seja utilizando as redes sociais e se mostrando sempre atenta ao que você posta ou mandando um simples “Oi tudo bem?”, mesmo que não consiga desenvolver melhor a conversa e ela morra ali.
Enquanto uma pessoa desinteressada, não vai responder, porque tem outras prioridades. As quais não incluem você. Pode ser uma pessoa que vive pendurada no celular, até visualiza suas mensagens, mas não faz questão de responder em momento algum. Pode até ser alguém que se diz amigo seu, mas não faz questão alguma de estar com você. E de te responder.
E é pelo tipo de pessoa desinteressada, por quem decidimos nos esforçar, na esperança de que a pessoa um dia tenha interesse por nós. Por não aceitarmos que algumas pessoas simplesmente não vão se importar com nossa existência.
Nessa insistência, nos machucamos cada vez mais e perdemos muito tempo stalkeando, tentando conversar, tentando fazer a pessoa arranjar um tempo para nós, tentando ser interessante para a pessoa, e até expressando nossos sentimentos sobre elas, como se elas fossem sentir alguma coisa por nós, além de repugnância.
Enfim, essa é a forma mais comum de não ser correspondida: tentar gerar interesse em quem já não tem interesse em nós, porque somos mesquinhos e queremos a todo custo que a pessoa goste de nós, afinal, o mundo deveria ser repleto de gente que gosta de nós e nos admira, certo? É injusto viver em um mundo em que as pessoas simplesmente não se importam se vivemos ou morremos, não é?
![Resultado de imagem para desinteresse](https://i2.wp.com/www.revistabula.com/wp/wp-content/uploads/2016/08/Cultura-do-Desinteresse.png?resize=610%2C350&ssl=1)
2. Orgulho:
Seja em excesso ou falta de orgulho de si mesmo, lá vem um dos principais problemas se você busca correspondência amorosa. Orgulho demais, fará você ver defeitos nas pessoas, defeitos seus mesmo, mas que você projeta nas outras pessoas. Ninguém é bom demais para você. Ninguém é suficiente.
Amor próprio é muito bom sim, não esqueça de cultivar, mas também não seja um desinteressado à espera que a outra pessoa entenda que você tem interesse. É bom demonstrar o que você sente pela outra pessoa e ser honesto consigo mesmo. E com seus sentimentos. Mesmo que não seja o momento.
Se fazer de desinterassado, afastará as pessoas de você, porque ninguém quer estar perto de quem não faz questão de sua presença. Se tem interesse por alguém, demonstre, sem medo.
E a falta de orgulho leva ao tópico 1, sobre rastejar pelas pessoas na esperança de que um dia, magicamente elas resolvam corresponder. Isso até você acordar um belo dia e perceber que ninguém gosta de gente que se humilha por tão pouco. Seja porque a autoestima da pessoa é elevada demais e ela está fazendo pouco caso de você ou porque é tão baixa que a pessoa acha que não merece todos os esforços que tem feito por ela e que você achará uma pessoa bem melhor que ela.
Ou porque a pessoa não sabe quem é você, nem quer saber, porque você não é interessante para ela. Importante frisar: PARA ELA, PARA A PESSOA. Esqueça esse conceito de interessante. Não é se esforçando para impressionar, que você se tornará alguém interessante. Não esqueça quem você é tentando impressionar quem não se importa se você vive ou morre.
![Resultado de imagem para orgulho](https://img.cancaonova.com/cnimages/canais/uploads/sites/6/2008/01/formacao_o-orgulho-e-o-grande-arqui-inimigo-da-vontade-de-perdoar.jpg)
3. Inveja:
Para te deixar pior, a pessoa que você queria que lhe correspondesse, começa a namorar. Não que a pessoa queira o seu mal, o seu pior, a pessoa está de bem com a vida, sendo correspondida e você está aí, sobrando e invejando a pessoa sortuda que está ao lado dela. Vai adiantar torcer para o fim do relacionamento? NÃO. Você não tem NADA a ver com a vida da pessoa, por mais que nutra os sentimentos mais puros e nobres por ela, você, nesse momento não pode e não deve fazer nada. Tudo o que fizer será por inveja e orgulho ferido. Mesquinhez e o fato de não aceitar que você não será admirada e amada por todas as pessoas no mundo.
Com a inveja, você apenas fará com que as pessoas nutram ainda mais ódio por você, e queiram ainda mais distância.
Então, se tinha a chance de alguém se aproximar de você nesse meio tempo, ao te ver perseguindo seu objeto de desejo e desejando o fim do relacionamento alheio, pode ter certeza que essa pessoa passará a sentir repugnância por você e te achará um ser humano indigno de amor e digno de pena.
![Resultado de imagem para inveja](https://amenteemaravilhosa.com.br/wp-content/uploads/2016/07/inveja1.jpg)
4. Deixar o sentimento não correspondido durar anos:
Os anos passam e você continua desejando o fim do relacionamento da pessoa que não lhe corresponde, achando que em algum momento será sua vez. Você ainda não entendeu que a pessoa não pode te corresponder e que segue a vida dela sem você e muito mais que bem, afinal, você não faz diferença alguma na vida dela. Você sumir, não fará a pessoa rastejar até você, igual você faz com ela, não fará diferença alguma, porque pessoas vêm e vão na vida e, à quem fica, resta apenas superar.
Nesses anos, você pode até ter se envolvido com alguém, mas não consegue esquecer a pessoa amada, porque está colocando todos os seus esforços para obrigá-la a amar você e não em esquecê-la, como deveria fazer. Porque você tem medo de nunca conseguir se sentir da mesma forma por alguém e não se desapega do medo, nem quando a pessoa é direta e fala para você que não tem interesse, ao invés de apenas sumir.
Mesmo que a pessoa fale que nunca gostou de você e que não se importa com sua presença ou ausência na vida dela, você acaba desperdiçando bons anos de sua vida na esperança de conseguir esse amor difícil, porque alguém ensinou que o caminho mais difícil é o melhor, e correto, detentor da felicidade plena. Como se fosse um padrão, o qual você não deveria contestar, por medo de não conseguir alcançar aquela felicidade.
E você vai alimentando anos desse sentimento ruim, de não correspondência, por achar que isso levará a algum lugar, à correspondência, ao amor pleno, de filmes, séries e tudo o que a indústria do entretenimento insiste em enfiar em nossa mente.
E em todos esses anos, não deixa oportunidades mudarem sua vida, nem pessoas entrar em sua vida, e quem sabe tornar tudo diferente.
Até boas amizades podem se afastar quando você ainda nutre esses sentimentos pela pessoa que não tem interesse em ser parte de sua vida. Então pense no que seus sentimentos estão sendo canalizados e não deixe durar anos.
![Resultado de imagem para limerencia](https://media.metrolatam.com/2018/11/27/104199686gettyimages942693534-e49c1ff9b1272b049f5a03229d48be94-1200x600.jpg)
5. Esperar para sempre
Sei que existem milhares de músicas românticas por aí que falam sobre esperar para sempre alguém. A minha preferida é I Can Wait Forever do Simple Plan. PORÉM muitas dessas músicas - especialmente a que eu citei - falam sobre relacionamentos à distância, ou seja, relacionamentos reais entre duas pessoas que se correspondem, mas devido a alguma barreira física não podem ficar juntos na frequência em que gostariam, mas não deixam de ficar juntos, mesmo que virtualmente. Um exemplo, da própria banda que eu citei, é que a banda tem reconhecimento internacional e quando em atividade, passam a maior parte do tempo longe de sua família - esposa e filhas, principalmente - e a música diz respeito a esse relacionamento sólido que sobrevive à rotina da banda.
Não romantize a espera! Você não tem que esperar até alguém se decidir, pensar direito, pensar se vai ou não te dar uma chance. Quem quer arruma um jeito, quem não quer, arruma desculpa. JAMAIS ESPERE PARA SEMPRE!
![Resultado de imagem para espera](https://catarinaaraujo.files.wordpress.com/2013/09/waiting.jpg?w=290)
Quando você mantem o contato com a pessoa que não lhe corresponde, o máximo que você vai conseguir é se enfiar em um triângulo amoroso, onde a outra pessoa vai ser a prioridade e você vai sempre ser jogado para escanteio. Portanto, corte todo tipo de contato, mesmo que tenha amizade, isso vai evitar muito sofrimento desnecessário na sua vida, além de melhorar muito a sua saúde mental, muito afetada quando você está próxima de alguém que não te corresponde.
Corte laços, corte contato, bloqueie nas redes sociais, exclua o contato na sua agenda, e se ver pessoalmente, procure não ter conversas amigáveis, apenas superficiais, e, de preferência, invente uma desculpa qualquer e passe longe da pessoa.
Não converse com os amigos em comum, procure ter amizade com gente que nem conhece a sua paixão platônica, deixe tudo para trás e jamais volte àquilo que te faz mal.
Pense: se te faz mal, não é sinal de maturidade continuar a amizade, é tortura, por isso é importante deixar ir e terminar a amizade, como se termina um namoro quando as coisas não vão bem.
Quanto menos informações você tiver sobre a pessoa, menos fantasias vai criar e com isso, menos besteiras vai fazer no desespero de ser correspondido. Menos besteira, menos arrependimentos.
Parece exagero, mas acredite, é bem melhor assim.
![Resultado de imagem para cortar laços](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg3JsN0fHYpbxttgWNDa8jsOSsBMqMu_uvGd9US1Y4I0-l1m6BHahyphenhyphencoAs4V0_5OKg0ibwFaoxH4VwSRxTwe4luPwQgK1JG59Mo8kjBXGlaFyRYNzNVyPMuTC6us9uOZhw_UpCf4cprfnnk/s400/cortar+la%C3%A7os.jpg)
Mesmo que tenha se envolvido com a pessoa (especialmente nesse caso), se ela não corresponde não se prenda a nada material, nem a lugares que foram juntos. Destrua todos os símbolos, mude seu trajeto, sua casa, suas roupas, seu corte de cabelo, as músicas que escuta, mude tudo o que tiver de mudar.
Jogue no lixo todos os presentes que recebeu da pessoa ou qualquer coisa que te faça lembrar dela. Você também pode colocar fogo nesses símbolos materiais e vê-los reduzidos a cinzas, coisa que vai te ajudar a se libertar.
![Resultado de imagem para destruir simbolos](https://thumbs.dreamstime.com/z/s%C3%ADmbolo-de-destrui%C3%A7%C3%A3o-da-silhueta-cidade-118595650.jpg)
8. Não se importe com o que a pessoa vai sentir ou falar de você
A pessoa vai encontrar o rumo dela e uma nova amizade - caso vocês tenham amizade - e você também vai! Acredite! Então, não se preocupe, a pessoa pode até sofrer por um tempo, te mandar mensagens, dizer que sente sua falta, mas logo ela se acostuma com a sua falta de contato e com o fim de sua amizade, porque vai entender que faz mal a você continuar tão próximo.
Se a pessoa nem for do seu convívio, melhor ainda, ela vai esquecer que você existe e o que fez, desde que você não abra a boca e fique lembrando disso.
![Resultado de imagem para não se importe](https://pbs.twimg.com/media/BgnmnRhIIAEXTh5.jpg)
9. Não mande texto se declarando para a pessoa
Texto se declarando para a pessoa só se manda quando vocês tiverem um relacionamento sólido, sério, caso contrário, se forem apenas amigos ou se não forem nem isso, JAMAIS mande texto! Ninguém sabe reagir a texto de cunho amoroso, especialmente se vier de gente estranha que nem conhece. Geralmente reagem com medo, porque parece coisa de psicopata - e algumas vezes é. E, se a pessoa para quem você mandou for mulher, é pior ainda porque mulher tem medo de feminícidio - a violência contra mulher - então ela vai ter muito medo de você! E, ao invés de aproximá-la, você vai afastá-la de você completamente.
Pode escrever seu texto, mas guarde-o para você e volte ao item 7: destrua! Coloque fogo, rasgue, amasse, molhe, dê um fim nesse texto e JAMAIS mande para a pessoa. A não ser que vocês construam um relacionamento, mas deixe para escrever esse tipo de texto bem fresquinho, no calor do momento, quando já conhecer a pessoa e ter certeza do que sente por ela, aí você escreve um texto do jeito que achar melhor.
Não é bonito, nem fofo, muito menos romântico escrever texto se declarando para alguém! Sua mente adora te enganar - o coração nem se fala!
![Resultado de imagem para não se declare](https://cdn.pensador.com/img/frase/li/lm/lil_magico_4_nao_se_declare_voce_jamais_deve_declarar_s_lz6y485.jpg)
10. Não fale sobre o assunto
Evite falar sobre o assunto!
Não importa com quem você fala, quanto mais você falar sobre o assunto, mais as memórias virão à tona e mais tempo vai levar para superar a paixão não correspondida!
Se quer esquecer logo, tire da sua memória ocupando a sua mente com coisas mais saudáveis. A principal coisa para ocupar sua mente é: VOCÊ MESMO. Tudo o que você faria pela pessoa desejada, faça por si. Se leve a lugares, ouça músicas, assista filmes, faça tudo com a sua própria companhia, não espere pela companhia das outras pessoas para fazer as coisas que você gostaria de fazer. Parte do aprisionamento causado pela paixão platônica é querer fazer coisas e achar que não pode fazer porque não tem a pessoa ao seu lado. Mas lembre-se: você é a sua principal companhia! Então evite o assunto e, caso alguém queira falar sobre, mude de assunto ou evite a pessoa caso ela insista. Ninguém que drena a sua energia deveria estar em seu círculo social.
![Resultado de imagem para não fale](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgDwUnq2A3LOqS3OBs-0fxPjZ8LcVQ6PImSuWAa0HnLO6RtrczKI3-KiXopnCDOORAX4o64DhwjraerKze00iT3xjiK2vlY935JOVJQoR3GrltQVWO088IEu-PWnBxxrOV6yHDp657YVGk/s1600/nao_fale.jpg)
11. Canalize esse sentimento para você mesmo
Não dedique-se inteiramente à pessoa. Canalize toda a energia que você quer usar para conquistá-la em você mesmo para que crie amor próprio e passe a amar as coisas que você faz. Assim você evita diversos sofrimentos desnecessários, além de aprender muita coisa nova e diferente que vai te fazer bem e se sentir bem na sua própria pele, diferente de quando faz tudo para agradar alguém e no final, se sente mal por sempre ser "amiguinha" e nunca conseguir entrar em um relacionamento com quem você "ama". Quando você cria amor próprio e faz as coisas que ama, a forma como as pessoas te tratam ou a rejeição deixam de te incomodar, porque você sabe que o problema não é com você.
![Resultado de imagem para amor próprio](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjSQymPYCJSEvG0pdWR5EJ5OW8cCVrXLq8S4uLhRM2dn4f33Y1ly56QOBgWSuBw2vhz0qo3rQanGw_OLncbgETVoQV3Yc-KSDHbKVQLS6oY33inl3pYLxWDwlQPaT9FLkzBkBy7dSM8x158/s1600/amor+proprio.jpg)
Acredito que essas sejam todas as ideias que eu tenho sobre amor não correspondido e espero que ajude alguém que, como eu, não tem sorte no amor, mas ainda não desistiu, só que agora com um pouco mais de prudência para não cometer todos esses erros novamente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário