"Como Eu Era Antes de Você", um título de um romance como outro qualquer. E, como eu esperava, só por ler o título, recheado de drama e com um final nada feliz.
Não sou o tipo de pessoa que lê romances, mas quando este nome chegou à mim, por meio de uma comunidade virtual sobre livros, algo me intrigou e vi que não teria sossego enquanto não o lesse. Como se alguém o estivesse indicando, diretamente para mim, sem que eu sequer tivesse lido a sinopse.
Personagens carismáticos? Engano de quem escreveu isso na capa. Os personagens não são tão carismáticos assim. Eles me fizeram prender minha atenção na história, de um jeito diferente. São arrogantes, cada um do seu jeito. Louisa, porque sempre se achou adulta, viveu o suficiente. Will, por acreditar estar preso à vida. Patrick, por acreditar que a vida poderia ser simples, se fosse resumida em trabalho, relacionamento duradouro (afinal, eram quase sete anos, ele não a perderia, perderia?) e hobby. A família Traynor, por acreditar nos poderes que uma jovem poderia ter sobre Will, fazendo-o mudar de ideia. Os pais de Louisa, por acharem que Will era um completo egoísta e que a família Traynor era repleta de monstros.
Mas, qual o conceito de monstros, afinal? Pelo livro, depende do contexto em que se vive. Se preocupar demais com as pessoas, é uma forma de egoísmo, porque se preocupa com o que elas significam para você.
Uma das coisas que levo desse livro é: idade não quer dizer nada, se não se sai da zona de conforto, para viver, e ter ambições na vida. E que alguns meses, bem vividos, podem valer por uma vida mal vivida, desde que se saiba aproveitá-los ao máximo.
Também pude aprender que é fácil olhar para a vida do outro, e propor milhares de soluções, que funcionaram para as pessoas que têm os mesmos problemas, mas será que funciona para aquela pessoa? O que evidencia outra forma de egoísmo.
Essas são só algumas coisas, que aquele simples romance me ensinou. E no final, não era apenas um romance como outro qualquer. É um romance para e por uma vida.
Para obter mais informações sobre o livro, acesse:
Para obter mais informações sobre o livro, acesse:
Nenhum comentário:
Postar um comentário