Postagem em destaque

Mapa do Blog

21 de agosto de 2018

Tempos de excesso: uma resenha sobre o livro “Isso é Amor ou Obsessão” da Brenda Schaeffer

O livro “Isso é Amor ou Obsessão” da Brenda Schaeffer, conta histórias reais de pessoas que passaram por diversas situações sobre relacionamentos que, em certo ponto, deixaram de ser saudáveis, e se tornaram um vício, ou propriamente uma obsessão. E isso pode ocorrer devido, justamente, ao excesso de estímulos que a mídia oferece, para pensarem que há necessidade do amor romântico em suas vidas ou acabariam cada vez mais sozinhas e até doentes.
À luz de uma extensa bibliografia da psiquiatria e da psicologia, o livro também mostra pessoas que ficaram com medo de sair do relacionamento ou de se entregar a um novo relacionamento, por medo de experiências passadas ou por medo das novidades. E, no capítulo final, propõe exercícios de regressão, relaxamento e como se tornar seu próprio terapeuta ou seu próprio pai ou mãe.
Entre os exercícios o que mais me chamou a atenção foi um que pedia para escrever uma carta para a minha personalidade mais temerosa, mais medrosa, sendo a carta do meu lado que enfrenta as coisas na vida. E outro que fez o contrário, uma carta do lado mais medroso para o mais corajoso. Um convite a refletir sobre como os medos podem paralisar uma pessoa e fazê-la se perder em suas emoções e reações.
Uma das frases marcantes no livro foi:
Você também precisa entender que desistir de uma crença antiga pode lhe causar grande tristeza e emoção. Mas essa mágoa vai acabar e a tristeza passar, quando o vazio for preenchido”.
O livro nos coloca a refletir sobre o que é um relacionamento saudável para aprender a identificar um relacionamento abusivo ou doentio. E ensina a importância do amor próprio para conseguir sair de um relacionamento doentio. E não só trata de relacionamento amoroso, como também de relacionamento familiar, pois a família é o núcleo de formação psicológica de um indivíduo, e onde desenvolve hábitos, crenças e vícios desde recém nascido.
Embora do final dos anos 90, o livro se mostra muito atual, pois as relações amorosas passam pelas mesmas situações, mesmo com a evolução da tecnologia e das formas de comunicação, mostrando assim a importância da psicologia e da psiquiatria para as relações sociais, pois mesmo as histórias se repetindo, muitas pessoas ainda se vêem passando pelos mesmos abusos de antepassados, necessitando assim de ajuda médica para conseguir vencer todos os medos. E é essa auto-ajuda que o livro proporciona!
Mais informações

Isso é amor ou obsessão
Título: Isso é Amor ou Obsessão?
Autora: Brenda Schaffer
Publicação: 1999, Editora Loyola
Sinopse: O propósito deste livro é criar um entendimento da obsessão amorosa – o que ela é e não é, como identificá-la e, ainda mais importante, como sair dela. Pretende ser um livro cheio de esperança que ajude você a identificar as características do amor sadio e o liberte para levar uma vida mais abundante. Como verá, o amor real não é vício nem amor obsessivo. Contudo, por causa da condição humana, essas duas experiências podem se juntar e resultar em dor e sofrimento tremendos. Precisamos ser sensatos no modo como expressamos amor. Este livro foi escrito para todos os que desejam melhorar relacionamentos afetuosos importantes. Às vezes o amor dá a impressão de ser bom; outras vezes, de ser ruim. Apesar da proliferação de obras de auto-ajuda, os relacionamentos amorosos ainda são um mistério profundo. Por que sentimos certas atrações? Por que continuamos a desejar relacionamentos, mesmo depois de uma perda devastadora? O que é tão intenso em um relacionamento que nos faz temer compromissos? Continuo com o relacionamento pela razão certa ou errada? Estou apaixonado ou obcecado? Tais perguntas são universais e merecem respostas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário