Postagem em destaque

Mapa do Blog

9 de abril de 2022

OPINIÃO - Preciso de tempo para manter um blog?

Muitas pessoas - pelo menos as que eu conversei sobre o assunto - acreditam que para manter um blog é preciso tempo e conteúdo. Com o tempo - 11 anos de blog - percebi que não é verdade, mais que tempo, é preciso de um ritmo, a partir de uma rotina, mesmo com o tempo curto, é possível trazer conteúdo e escrever o que der vontade. É uma questão de equilíbrio entre a vida real e a virtual.
Porque a vida real é a parte mais importante, a virtual funciona mais como uma espécie de ópio e um lugar de reflexão e amadurecimento das ideias que surgiram na vida real, já que dá para ter acesso às informações necessárias e para ter um rascunho melhor do que se escrever à mão ou se deixar guardado em um arquivo no computador. 
Eu acredito que quando se escreve para deixar público, há uma diferença tremenda, porque você se preocupa com como suas palavras podem atingir alguém. No blog, um pouco menos que qualquer rede social, porque parece que nas redes sociais as pessoas estão lá porque estão estressadas e uma pequena palavra pode gerar briga. Mas blog também gera alguma briga, alguma discussão. Acho que quem quer ter um, tem que se preparar para o chumbo grosso que vem de todos os lados.
Principalmente de quem te conhece pessoalmente, porque as pessoas acham que te conhecem até ler o que você escreve e ver que o que sabem de você é um mínimo, é só uma superfície. Algumas vezes até você mesma acha que se conhece, mas quando vai trabalhando o conteúdo do blog, percebe que precisa se conhecer melhor antes de querer atrair alguém que queira ler seu conteúdo.
Então, tempo é relativo e é diferente de disponibilidade, porque quando se está disposto a fazer alguma coisa, não há nenhuma desculpa que possa realmente interferir no que você deseja.
E um ponto importante: publicar em blog é um exercício diário, mesmo que não se publique todos os dias, é essencial que esteja sempre escrevendo para encontrar um post que você queira publicar ou ao menos para exercitar a escrita, mesmo que fique guardado naquele limbo chamado Rascunhos.
E uma dica importante é: leia muitos blogs, veja o layout, avalie qual é a mensagem principal que você quer passar, qual seu público alvo, se quer ganhar dinheiro ou fazer isso apenas por diversão - e olhe que há uma diferença ENORME: quando você faz por dinheiro, você tenta cumprir expectativas para alcançar o maior número de pessoas possível, pois quanto mais visualização, maior a chance de atrair investimento; enquanto que quando faz por paixão, a audiência não é tão importante assim, você faz isso por si e procura usar essa experiência como amadurecimento, não como fonte de renda. Dá para fazer pelos dois motivos, mas é uma vida muito mais programada do que fazer por paixão, já que é preciso ter uma frequência diária de postagens, um mínimo de palavras e de quantidade de imagens, até vídeos. E outro detalhe é que acabou usar imagens do Google e vídeos do Youtube para quem deseja ganhar dinheiro com blog. É cobrado que as imagens e vídeos sejam originais ou a renda é repassada para quem tem a autoria das imagens e vídeos.

Enfim, resumo de todo esse texto: tempo é uma desculpa para mascarar a preguiça de fazer algo novo que vai te fazer bem. A questão é disponibilidade, organização e ritmo! Tenha equilíbrio na sua vida e conseguirá realizar a sua vontade de ter um blog e qualquer outra coisa na sua vida.

Era essa a mensagem que eu queria passar, espero que tenha feito algum sentido e que me ajude a amadurecer e ajude também quem chegar a esse blog de alguma forma. Até o próximo post.

Resultado de imagem para disposição

Nenhum comentário:

Postar um comentário